Para o credor, o protesto é gratuito; quem paga as custas e emolumentos é o devedor.
Qualquer pessoa, maior e capaz, pode apresentar o titulo a protesto. Ocorrendo alguma dúvida, o Tabelião e seus prepostos sentir-se-ão honrados em poder ajudar a esclarecê-la.
O serviço é muito rápido. Em uma semana o credor recebe a importância devida ou verá o nome do devedor incluído nos cadastros de inadimplentes, inclusive no Serasa e no SCPC, com a conseqüente restrição do crédito.
O percentual dos títulos pagos no Caixa do Tabelião de Protesto é considerável, girando em torno de 65%. Como o protesto é gratuito para o credor, o serviço do Tabelião só será remunerado se for bem feito.
O serviço é realizado por equipe especializada e fiscalizado pelo Poder Judiciário.
Antes de lavrar o protesto, o Tabelião notifica o devedor pessoalmente para pagar o titulo; caso não o encontre, publica o nome do mesmo em edital de protesto no site www.jornaldoprotesto.com.br, com acesso gratuito para o público em geral
Para cancelar o protesto e "limpar o nome", o devedor terá que procurar o credor, pagar a dívida, reintegrando-se na posse do título, com o que comprovará o pagamento, o qual será apresentado ao Tabelião junto com o requerimento do cancelamento. Se não for possível apresentar o título, o devedor terá de instruir o requerimento com carta de anuência assinada pela pessoa que apresentou o título para o protesto.
O Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Santos, que abrange também o Município de Bertioga, é uma instituição centenária, fundada em 17.09.1892, hoje instalada num belíssimo edifício de arquitetura colonial, situado na rua XV de Novembro, 104, Centro, Santos-SP.
Fonte: Manual do Usuário dos Serviços Notariais e Registrais. Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de São Paulo..